quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Povo chique, cidade rosa (...)

Gravação de Paraíso da Globo, mobiliza mais de 4 mil figurantes em Poconé


O Clube CCR viveu uma verdadeira festa de Rodeio por uma semana para o grande acontecimento da cidade a gravação da novela, veja quem esteve no evento.

Paraíso promete ser um trunfo ao turismo mato-grossense. Durante a gravação de cenas no município de Poconé.

Com estréia prevista para o dia nove de março, a nova novela das seis da Rede Globo, Paraíso promete ser um trunfo ao turismo mato-grossense. Durante a gravação de cenas no município de Poconé, onde foi montada uma arena de rodeio cinematográfica com direito a cerca de quatro mil figurantes voluntários, a equipe de gravação não poupou elogios às belezas do Estado e a recepção que as pessoas vêm manifestando à produção. A novela conta com o apoio logístico do Governo do Estado, que pela parceria, oferece passagens e hospedagem a equipe tendo como contrapartida a inserção de vários símbolos culturais de Mato Grosso.

A cidade fictícia onde acontece a trama, Paraíso, fica localizada em Mato Grosso. Durante a gravação desta sexta-feira (23.01), o diretor geral da novela, Rogério Gomes, o Papinha, revelou que os atores citarão em várias passagens o nome de cidades mato-grossenses, como o transporte de boiada entre elas. “Mato Grosso é um Estado com características únicas, em nenhum momento tivemos problemas aqui, mesmo com uma equipe de mais de oitenta pessoas. Certamente a novela será importante para o turismo, é uma vitrine para 180 milhões de pessoas, alguém irá se interessar e vir conhecer aqui”.

A gravação de cenas em Poconé teve como ápice para a população local a presença do cantor Daniel na quinta-feira (23.01). O cantor que participa da novela ofereceu uma pequena “canja” atendendo aos pedidos dos mais de quatro mil figurantes. As cenas serão gravadas na cidade até este domingo (25.01), uma vez que, na segunda-feira (26), a equipe retorna para Chapada dos Guimarães onde fará a gravação de uma cena de condução de boiada.

A parceria do Governo do Estado é uma ação inovadora, explicou o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos. Ele detalhou que atrair cada vez mais turistas, e consequentemente, investimentos ao Estado, é um papel que necessita de estratégias novas. “Comprar uma campanha de mídia nacional, chamando ao turismo mato-grossense, como outros Estados fazem, é muito caro para os cofres públicos. Esta é uma iniciativa ousada que colocará Mato Grosso no foco durante os seis meses que a novela estiver no ar”.

A secretária adjunta de Turismo, Vanice Marques, comentou que o ganho do Estado será enorme, uma vez que com o retorno do rodeio, do homem do campo, das belezas naturais mato-grossenses sendo reapresentadas ao Brasil, outras portas estarão sendo abertas. “Em um segundo momento, tentaremos a realização de mais entrevistas apresentando Mato Grosso ao país. A direção da Globo já afirmou que esta novela ainda irá concorrer em concursos internacionais, o que não mensura a mídia espontânea que teremos”.

Entre os símbolos que serão levados para todo o país esta o cavalo pantaneiro. Em todas as cenas que contiverem montaria serão utilizados animais da raça, inclusive nas gravações dentro da cidade cinematográfica no Rio de Janeiro. Orgulhoso de ver seus cavalos sendo gravados, o criador Mardio de Almeira, revelou que a emissora de televisão adquiriu seis de seus mais bonitos animais para serem levados a capital carioca. “Além da beleza e do símbolo mato-grossense que o cavalo pantaneiro é, ele possui uma resistência superior aos outros cavalos. Em média o cavalo trabalha cinco ou seis horas, mas o pantaneiro vai de doze a treze horas em qualquer terreno”.

Um dos atores que aprovou a utilização do cavalo pantaneiro foi Thommy Schiano, o Cilo, que nas gravações já está sendo chamado de “Peão Maluco". Na ficção ele é o braço direito do personagem principal, José Eleotério, o Zeca, interpretado pelo ator Eriberto Leão. Thommy foi enfático ao expressar o que está sentindo em Mato Grosso. “Fiquei abismado com a beleza de Chapada dos Guimarães. Estou gostando muito do que estou vendo e tenho certeza que o público também irá gostar. Estava faltando divulgar essas coisas tão bonitas para o Brasil, uma novela que falasse de rodeio, de um povo carinhoso. Eu tenho certeza que a repercussão será muito legal”.

Na retaguarda deste esperado sucesso está o diretor de fotografia Sérgio Tortóri. “O contraste de cores que encontramos aqui é maravilhoso, na chapada foi um verdadeiro degrade de vermelho, um cenário perfeito, uma linda fotografia. As pessoas gostam disso”. Serão utilizadas cenas panorâmicas de Mato Grosso durante as passagens entre cenas, uma vez que a gravação constante irá acontecer no Rio de Janeiro, porém a intenção é mostrar durante toda a novela que a história se passa em paisagens mato-grossenses.

Outro impressionado com as belezas locais foi o ator Alexandre Nero, o “Terêncio”. Ele procurou uma forma de explicar a paisagem que está encontrando. “Eu tirei muitas fotos aqui, de vários lugares lindos. Mas eu tenho certeza que as pessoas que vou mostrar estas não verão toda a beleza que eu vi. Aqui é uma energa, uma beleza profunda”.

RODEIO – Mato Grosso é um Estado com a tradição do rodeio viva, lembrou o presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, Renato Bravaresco. “É o único Estado que possui um campeonato estadual organizado. Somos os maiores fornecedores de touros para rodeio do país”. Toda a estrutura do rodeio cinematográfico foi montada pela Federação, que manteve trinta cowboys para as gravações, 25 montaria em touro e cinco para cavalos.

TRAMA - Exibida pela primeira de agosto 1982 a março de 83 a novela foi reprisada em Vale a Pena Ver de Novo em 1986. A telenovela conta a história de amor entre o jovem peão José Eleutério, conhecido como "O Filho do Diabo", e Maria Rita, conhecida como Santinha. O velho Coronel Eleotério possuía uma garrafa com um diabo dentro dela e teria feito um acordo com satanás por isso a alcunha do filho.

Já Santinha carregava o apelido por lhe atribuírem milagres quando criança e também pela devoção da sua mãe, a beata Dona Mariana que faz de tudo para que ela seja freira. Por causa de um acidente que José Eleutério sofrera num concurso de peões de boiadeiro, ficando quase que aleijado. Maria Rita consegue, mesmo reclusa em seu quarto, através de orações, salvar a vida de José Eleutério. Devido a mais este milagre, a beata Mariana, a leva para o convento, realizando o desejo da mãe, mas José Eleutério, grato e apaixonado, rapta a futura freira.

Fonte: Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário