quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sobre o festival de curitiba...

12/02/2009 - 09h11

Crise pode cortar patrocínio da Petrobras ao Festival de Curitiba

LUCAS NEVES
da Folha de S.Paulo

A crise econômica entra em cena na 18ª edição do Festival de Curitiba, um dos mais importantes do calendário de artes cênicas do país, que acontece entre 17 e 29 de março.

Até aqui uma das principais patrocinadoras do evento, a Petrobras desta vez não confirmou o financiamento --fato que o festival espera reverter. A estatal deu em 2008 R$ 350 mil ao evento, de um orçamento total de R$ 2,8 milhões. A empresa afirmou que "falta tempo hábil para contratar o festival".

Isso porque o anúncio do plano estratégico quinquenal da estatal, normalmente feito em outubro, foi adiado para janeiro, para que fosse possível avaliar os desdobramentos da crise econômica deflagrada em setembro passado. Só a partir de janeiro, portanto, o planejamento das ações de patrocínio começou a tomar forma.

Além da Petrobras, o rol de patrocinadores do festival pode ter outros dois desfalques. O diretor-geral do evento, Leandro Knopfholz, diz que, em razão disso, o orçamento agora deve ser 20% menor do que 2008.

Os principais cortes, indica ele, serão em comunicação e programação --que seria acompanhada por 15 observadores estrangeiros convidados, número agora reduzido a quatro.

Destaques

Na lista de espetáculos já confirmados, destaca-se a primeira montagem brasileira de "Rock'n'roll", de Tom Stoppard ("Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos"). A peça contrapõe o idealismo de um professor marxista à vivência empírica do comunismo por um jovem na ex-Tchecoslováquia.

Do Chile vem "Sin Sangre", fusão radical de teatro e cinema que narra uma história de vingança. Cenas iniciadas no palco reverberam na tela, e vice-versa, num hibridismo que joga com a percepção da plateia.

A carioca Cia. dos Atores leva ao Paraná quatro títulos do projeto "Auto-Peças", com que celebra seus 20 anos. Já a Armazém Cia. apresenta "Inveja dos Anjos", recordista de indicações ao Prêmio Shell-Rio.

Shakespeare comparece com "Medida por Medida", por Gilberto Gawronski, e "Muito Barulho por Quase Nada", da potiguar Clowns de Shakespeare.

Espetáculos em cartaz ou que cumpriram temporada há pouco em São Paulo também estão escalados: "Histórias de chocar - Ensaios de Amor", "Lady Chatterley", "Calígula", "A Mulher que Ri", "Aquela Mulher" e "A Cabra". A banda nova-iorquina Scissor Sisters fecha o festival.

Fonte: Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário